Filters

Azulejo barroco

Os azulejos barrocos são “azulejos antigos”, pois vêm de uma época em que se pintava à mão. Com o passar do tempo, vemos que a produção de cerâmica acompanha a evolução da sociedade. A ascensão da burguesia criou uma nova tipologia de azulejos para grandes casas unifamiliares. Estes ladrilhos podem ser peças únicas para a decoração de pisos, cozinhas, salas, banheiros, balcões…

Tipos de azulejo barroco

O azulejo barroco é classificado em diferentes tipos, como o azulejo árabe ou azulejo marroquino, os azulejos espanhóis ou azulejo sevilhano e/ou azulejaria barroca portuguesa.

Azulejo árabe

O azulejo árabe se caracteriza pelos seus desenhos geométricos e as suas cores, e cada vez mais ganham popularidade em todo o mundo, devido as suas características únicas e seu design tradicional marroquino (conhecido também como ladrilho marroquino).

Azulejo espanhol

O azulejo espanhol, conhecido como azulejo andaluz ou azulejo sevilhano, também é parecido com o árabe, se pintava à mao.

A partir do século XVIII, coincidindo com a chegada dos Bourbons ao trono, peças com temática profana, como cenas de caça e cenas galantes, começaram a adquirir maior destaque os azulejos barrocos.

A Igreja também se tornou o melhor cliente da indústria de azulejos, decorando conventos e palácios. Isto fez com que os azulejos sevilhanos se proliferassem em seu estilo pela escola sevilhana de pintura.

Azulejo barroco português

Entre os azulejos barrocos, também estão os azulejos portugueses que são cheios de estilo e línguas de todos os tempos e preenchem qualquer passeio ou visita de cor, podem ser denominados como azulejos hispano-árabes.

Em meados do século XIX, “invadiu” as cidades, sendo aplicada nas fachadas dos edifícios, igrejas, conventos, moradas, parques e em elementos cerâmicos como vasos de flores, estátuas, etc.

 

COMUNIQUE-SE

Em Portugres você encontrará seu azulejo ideal barroco. Confira!